Viver em outro país pode ser uma opção interessante e promissora para aqueles que desejam em algum momento vivenciar novas experiências, ou simplesmente trabalhar e estudar fora do Brasil. Hoje, os Estados Unidos é um país bastante procurado pelos brasileiros, por ter um dos mercados mais atrativos, maior qualidade de vida e várias oportunidades de trabalho e estudo em diversos setores. Entretanto, os interessados em ingressar no país devem escolher o tipo de visto adequado para cada caso e se atentar para os trâmites legais antes de planejar sua viagem.

Para morar nos EUA, os brasileiros precisam estar munidos de toda a documentação exigida pelo governo norte-americano, como passaporte válido e visto. Para efetivamente viver no país por tempo indeterminado, é necessário ter um Green Card. O Green Card é o Cartão de Residente Permanente dos Estados Unidos, um documento que concede ao portador o direito de viver e trabalhar nos EUA permanentemente. Existem diversas maneiras de obter o Green Card, mas as principais formas são por meio de um parente cidadão americano (cônjuge, pais, filhos ou irmãos), através de uma oferta de emprego nos Estados Unidos, ou por meio de um casamento com um cidadão norte-americano. 

Ainda com relação ao Green Card — a principal forma de obter visto permanente e de residência nos Estados Unidos — os requisitos gerais para conseguir o documento são: formulários e documentação (como o Form I-485, para solicitar o ajuste de status, caso já esteja nos EUA, ou o Form DS-260, caso esteja fora dos EUA); exame médico; prova de idoneidade financeira e em alguns casos a realização de uma entrevista. Toda a documentação e trâmites são passados para o Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS) caso o requerente esteja nos EUA, ou fora do país em consulados norte-americanos. O processo pode ser demorado e complexo, sendo recomendado buscar assessoria de um advogado especializado para garantir o cumprimento de todos os requisitos. 

Além disso, existem outras formas de viver legalmente no país. Nos Estados Unidos, existem duas categorias principais de vistos, aqueles para não imigrantes (para quem deseja ficar períodos curtos no país) e vistos para imigrantes (para quem deseja morar nos EUA). Entre os vistos mais procurados estão o visto F ou M, para estrangeiros, estudantes de ensino médio, universidade, cursos, entre outros que desejam especializar-se no país. Já o visto J, na categoria não imigrante, é utilizado para aqueles que pretendem fazer o programa Au Pair. Os vistos C5, T5, R5 ou I5, na categoria imigrante, são específicos para investidores e aqueles que pretendem investir no país gerando emprego. Quanto aos custos para tirar o visto americano, podem variar conforme a categoria vigente. 

Para aqueles que desejam iniciar uma nova vida nos Estados Unidos, é essencial entender os diferentes tipos de vistos, requisitos legais e processos burocráticos envolvidos. Embora o caminho para viver e trabalhar no país possa ser desafiador e demorado, a experiência de imersão em uma nova cultura e a possibilidade de aproveitar as oportunidades oferecidas pelo mercado norte-americano podem ser recompensadoras. Com planejamento adequado, documentação correta e, muitas vezes, o suporte de profissionais especializados, os brasileiros podem conquistar o sonho de morar nos EUA, seja de forma temporária ou permanente, e aproveitar as inúmeras vantagens que o país oferece.

Compartilhar

Mais posts

O acesso aos EUA com passaporte europeu

Autores: Amanda Laíse Pinaffo¹, Ana Lucia Capelari² O passaporte europeu, seja ele italiano, português, espanhol, entre outros, é considerado um documento confiável e isento de

Entre em contato

© 2021. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: Integrate

ANÁLISE GRATUITA!

Iniciar conversa
Agende sua Consulta
Olá!!